Justificativa do Projeto Aluno Estudante

“Aula dada, aula estudada hoje!”
Pierluigi Piazzi (Professor Pier)

 

“A educação não faz você feliz. E tampouco a liberdade. Não nos tornamos felizes somente porque somos livres, se somos. Ou por termos sido educados, se formos. Mas porque a educação pode ser o meio pelo qual percebemos que somos felizes. Ela abre nossos olhos, nossos ouvidos. Nos conta onde as maravilhas estão secretamente nos esperando. Nos convence que só existe uma liberdade que realmente importa: a da mente. E nos dá a segurança, a confiança para trilhar o caminho que nossa mente, nossa mente educada, oferece”.
Iris Murdoch

 

O Projeto Aluno Estudante é baseado nos ensinamentos do Mestre Neuropedagogo Pierluigi Piazzi, conhecido como Professor Pier, formado em Física pela USP e Química Industrial pela Escola Técnica Oswaldo Cruz; autor de vários livros sobre educação e palestrante. Ensinava como os erros comuns ao viciado processo de ensino brasileiro podem ser evitados.

Há alguns anos, fui convidada pela minha filha mais velha, para assistir uma palestra voltada aos pais, oferecida pela escola, ministrada pelo Professor Pier. Ela chegou entusiasmada com a palestra direcionada aos alunos.

Saí encantada com a palestra cativante do Professor, onde a frase: “Aula dada, aula estudada hoje”, chamou-me especial atenção.

O professor falou, na época, que o Brasil havia ficado em penúltimo lugar no ranking de educação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ganhando apenas da Tunísia. O país que conquistou o primeiro lugar foi a Finlândia. E, como o que está dando certo deve ser copiado, estudiosos foram pesquisar qual o método adotado neste país para ser agraciado com o primeiro lugar. Constataram que pela manhã os alunos assistem aula e a tarde estão estudando no ambiente escolar, individualmente.

Com uma visão correta do termo, o Professor Pier dizia que aluno é quem assiste aula, estudante é quem senta para estudar.

Assim, surgiu a ideia do Projeto Aluno Estudante, de implantar nas escolas da rede pública de ensino ambientes adequados de estudo, com cabines individuais, salas para estudo em grupo, apoio de monitoria e estagiários; plataforma digitais com Biblioteca Virtual; equipe de debates e jornal da escola.

Isso porque, diferentemente de minha filha, milhares de alunos não possuem um ambiente adequado de estudo em seus lares. Muitos não têm nem quarto, ou quando têm, dividem-no com vários membros da família. Não possuem internet, acesso a livros. Então, como estudar em casa a aula que foi dada?

Através da Defensoria Pública da Paraíba, encontrei o espaço necessário para apresentar e procurar implantar nas escolas públicas o Projeto Aluno Estudante.

Além da preocupação com a educação, também reside a preocupação com a falta de competitividade e incentivo do aluno público, de modo que o Projeto busca também proporcionar oportunidades e combater a marginalização.

A implantação de cabines de estudo individuais nas escolas criam o ambiente adequado para o aluno se sentir abraçado pelo sistema de ensino, que deve ser uma extensão do seu lar. Além das cabines, as salas de estudo em grupo proporcionarão aos alunos a oportunidade de estudar em equipe, incentivando o convívio social.

A grande diferença deste projeto reside nas bolsas de monitoria, que serão oferecidas aos alunos das próprias escolas. Incentivando o estudo e a competitividade. Além de servirem de exemplo a serem seguidos pelos demais alunos.

Também poderá ser oportunizado bolsa de estágio à alunos de cursos por demais desvalorizados no mercado. Tal ideia também visa incentivar a procura por esses cursos, desenvolvendo o gosto por ensinar.

Ainda, deverão ser contratadas Plataformas Digitais com Bibliotecas Virtuais exclusivas para instituições de ensino (projeto já adotado em várias escolas do Brasil), pois a realidade da maioria das escolas brasileiras, não só públicas, é a carência de livros, bem como a dificuldade para adquiri-los.

As Plataformas Digitais, como por exemplo, a Árvore do Livro, Elefante Letrado, entre outras, apresentam um acervo de milhares de livros, entre obras teóricas, romances, clássicos, jornais e revistas, além de sistema de inteligência que mapeia as preferências e o consumo do aluno, com resultados reportados aos professores. Apresentam, ainda, questionário pós leitura e recurso interativos, como jogos e games. E as escolas que contratam podem participar de campeonatos de leitura. Cada escola paga uma mensalidade e pode explorar toda esta matéria prima, que encampa a boa literatura.

A Equipe de debates trará a oportunidade de desenvolver um senso crítico no aluno sobre temas importantes, bem como estimular o raciocínio e a fala em público.

A implantação do Jornal da Escola ampliará o conhecimento, aguçará a curiosidade, incentivará a pesquisa e a escrita.

Enfim, o Projeto Aluno Estudante tornará o aluno de escola pública alguém mais preparado para competir no cenário atual, além de tornar o ambiente de estudo mais acolhedor e atrativo.

O Defensor Público propicia e instrumentaliza o acesso à justiça. Esse acesso não precisa ocorrer necessariamente com a judicialização. Como instrumento de transformação social, pode implantar projetos na sociedade, permitindo que mais pessoas tenham assegurado e possam exercer seus direitos fundamentais.

O convívio diário com a desigualdade social, o desamparo e o abandono social, torna a Defensoria porta de entrada para aqueles que mais precisam.

Nesse contexto, a Defensoria Pública da Paraíba buscará firmar parcerias com o Poder Público, não só para implantar o projeto, mas também para acompanhá-lo e realizar palestras de fomento ao ensino.

Ressalte-se que o projeto está disposto em artigos para facilitar sua implantação pelo Poder Público. O Objetivo maior é o incentivo a educação!

Novamente, em pesquisa realizada em 2017, pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil ficou em penúltimo lugar no ranking de educação e a Finlândia em primeiro, Na primeira edição do novíssimo Índice Mundial da Educação para o Futuro, o Brasil figura em 22º lugar entre 35 países avaliados. Traduzindo, necessitamos de investimentos em educação e de repensar e recriar o seu processo, para virar o jogo e oferecer um ensino de qualidade voltado para século 21. Vamos começar tornando nossos alunos estudantes!

 

Aline Araújo Sales da Silva

Defensora Pública Titular de Gurinhém/PB

alinesalesdp@defensoria.pb.gov.br

Justificativa do Projeto Aluno Estudante

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